sábado, 13 de outubro de 2012

Atenas

Pois é, a viagem para Atenas foi precedida de muita pesquisa na internet e porque não dizer, a mais frustante de planejar.

Primeiro porque os sites gregos governamentais são péssimos,com um layout que remonta a época em que eu navegava feliz e contente com meu netscape navigator  versao 1.0 (alias, alguns parecem da época do mosaic, se você já era nascido nesta época ;) ).

Segundo porque os sites de empresas particulares não ficam atrás,e raramente apresentam atualizações e opções de lingua inglesa(quando apresentam nao funcionam,como no site do metro).

A boa noticia é que para minha surpresa o google translator funciona excepcionalmente bem para o grego,facilitando ler as informações.Outra dica é procurar dicas no trip advisor,que possui muitas dicas.

Mas voltando ao tema da postagem, Atenas é uma cidade super fácil de se percorrer, especialmente se vc se hospedar próximo ao parlamento ( syntagma).
Pelo o que  observei ,evite áreas mais distantes do centro onde estão concentrados minorias (como búlgaros, por exemplo),pois segundo um ateniense com quem conversei, são áreas com alto índice de furtos. A praça Omonia também deve ser evitada,pois apesar de ter grande número de hotéis é famosa pela grande quantidade de drogados e sem tetos.

 Mas não se preocupe!  passeando pelo miolinho turístico ,onde estão concentradas as atrações turísticas ,não a com o que se preocupar. Dois dias são mais do que suficientes para conhecer a cidade pois os sítios arqueológicos são muito próximos e o museu,apesar de ser muito bonito e moderno,não tem um acervo tão grande assim(pergunte para um inglês porque..;))

 O ingresso para a Acrópole e outras 6 atrações custa 12 euros e vão sendo destacados a medida que você  vai cumprindo o trajeto.Uma dica: comece pelo parlamento, vá ao estádio olímpico(existe um belo parque no caminho  ,passe pelo arco de Adriano e logo após rume para o museu arqueológico.Chegando lá você decide: ou pára no museu ou segue para acrópole.
O legal de Atenas são a grande quantidade de árvores de laranjas na cidade.Fui na primavera e estavam repletas delas.

Em relação a transportes, o aeroporto é pequeno mais moderno ,com opções de táxi, metro(que começa na superfície) e ônibus para o centro da cidade.Utilizei o ônibus e são excelentes,com espaço de sobra para colocar malas ao seu lado,e sem degraus altos para entrar. Dizem que os meios de transporte são a melhor herança das olimpíadas......vê se aprende Rio de Janeiro!!

                                                             museu arqueológico


                                                  Acrópole vista do arco de Adriano



                                                                     Acrópole


                                                                    Ingresso


                                                              Parlamento

2 comentários:

  1. Boa iniciativa. Já li tudo... hehehe... e por incrível que pareça quando fui criar meu blog quase coloquei wanderlust como nome, só não coloquei por conta da dificuldade de conseguir o domínio.
    Quando for pra Grécia vou pegar as dicas aqui... hehehe.
    =]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigado lucas!!Vc é oficialmente o primeiro leitor do blog!!(a mãe não conta né..;))

      Excluir