quinta-feira, 7 de junho de 2012

Meteora

   Acabei de voltar da Grécia, e ADOREI A VIAGEM! Nada de manifestações,coquetéis
 molotov e sim muita simpatia do povo grego.

   Um problema que tive ao pesquisar sobre minha viagem a Grécia ,foi não saber ler grego!A maioria dos sites locais não possuem tradução e quando possuem, são mal traduzidos e pouco atualizados(em um deles a ultima atualização foi em 2008!!).

    O fato é que eu queria conhecer os mosteiros de meteora e queria saber se era possível um day trip partindo de Atenas. Na verdade, existe uma excursão de 2 dias para meteora (incluindo delphi),mas que pela descrições de viajantes no site da  viator ,é muito ônibus para 3 horas de passeio em meteora(além de ser cara, 290 dólares por pessoa).

     Ao chegar a Atenas, fui na rodoviária  me informar dos horários, e realmente fica impossivel ir e voltar no mesmo dia pois vc teria que viajar até trikala(uma cidade próxima ) e depois pegar outro onibus para kalampaka(a cidade que fica aos pés dos mosteiros de meteora).Como a ida  até trikala demora 4 horas ,e de lá são mais 1 hora até kalampaka, vc gasta 5 horas se tudo der certo.
     
    O problema é que o primeiro ônibus sai ás 7:00 e o último para voltar ás 18:30(saindo de trikala!!,ou seja,tem que sair 2 horas antes de kalampaka para não correr riscos..).Segundo a moça da ktea(empresa de ônibus),não existe mais o ônibus direto para meteora.

     Descartado o ônibus,acordei cedo numa manha e parti para estação de trem para um "tudo ou nada".
A boa notícia é que existe um trem direto,ou melhor dizendo,sem troca de composição, pois ele para em várias cidades antes por alguns instantes.A má notícia é que ele sai tarde, ás 8:27 e chega lá ás 13:18(sim,é muito chão!)
    O trem da volta sai ás 17:32 e chega a Atenas ás 22:12.
     O resumo da ópera é o seguinte:
       --prós:  o serviço é pontual,a estação fica praticamente colada no metrô e a velocidade e qualidade do trem  é boa. Você consegue caminhar e existe até um vagão restaurante,permitindo que vc chegue mais inteiro da viagem. Além disso, a paisagem é muito bonita e vc tem uma amostra da Grécia fora da região metropolitana. AHHH, E PREÇO É EXCELENTE: 29,30 euros ida e volta!!!!!
        --contra: realmente viajar 10 horas (ida e volta )pode ser cansativo para algumas pessoas,apesar das poltronas serem bem espaçadas,superiores ao espaço de ônibus.

      Chegando lá eu procurei meios de transporte para conhecer o local,e digo que não tive sorte com transporte públicos.Como percebi que os poucos taxistas que estavam na estação saiam com seus carros,peguei o ultimo motorista ,com seu perfil rock star e já imaginando a facada....E não é que foi um achado?? O nome dele eu já esqueci,mas seu apelido é Bill, e ele é muito gente boa. Após alguma conversa ele topou rodar comigo (e minha esposa) pelos mosteiros até ás 17:00 horas por 50 euros,um bom preço para 4 horas de táxi.

     O lugar é magnifico, e sinceramente acho que é uma boa viagem bate-volta apesar da viagem longa.O tempo foi suficiente para conhecer 4 dos 6 mosteiros(1 deles sempre está fechado em sistema de rodízio diário).O custo total por pessoa ficou em 54,30 euros.




Nenhum comentário:

Postar um comentário